CURSO

Letramento em Gênero e Feminismos

Débora Montibeler, especialista em diversidade e inclusão da Blend Edu, apresenta o curso sobre letramento em gênero e feminismos.
Formato

Curso
Online

Facilitador

Débora Montibeler

Módulos

14
módulos

Nível

Intermediário

Duração

1h40
em vídeo

Avaliação

Questionário
Certificado

Conheça o curso Letramento em Gênero e Feminismos

Débora Montibeler, especialista em diversidade e inclusão da Blend Edu.  Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde cursa também o seu mestrado na linha de processos de subjetivação, gênero e diversidades e tem seus estudos na temática de raça e gênero. Com pesquisa intitulada "Fronteiras de Cor: O impacto da miscigenação e branqueamento na identidade racial de mulheres negras", seu foco de estudos são os processos de subjetivação e racialização da população negra brasileira e sua intersecção com gênero. 

Atualmente, na Blend Edu, ela desenvolve projetos de consultoria para fomentar culturas organizacionais mais inclusivas, além de atuar em ações educacionais inovadoras para desenvolver empatia, diversidade e inclusão nas organizações.
O Letramento em gênero e feminismos é uma das principais necessidades nas organizações, pois infelizmente, encontramos uma sociedade e um mercado de trabalho desigual para as mulheres. 

Segundo o relatório Global Gender Gap Report (Relatório Global sobre a Lacuna/Diferença de Gênero de 2020), do Fórum Econômico Mundial, o Brasil figura a 130º posição em relação à igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem funções semelhantes, em um ranking com 153 países. 

O objetivo deste curso é apresentar os principais conceitos sobre a temática de gênero, buscando trazer aspectos históricos que marcaram a formação no mundo a partir dos movimentos feministas no exterior e no Brasil, assim como pretende auxiliar você a praticar ações no dia a dia em busca de ambientes com maior equidade de gênero. 

Falar sobre letramento é compreender como as estruturas foram moldadas. E para construir um futuro mais inclusivo e diverso, também se faz necessário entender toda a carga histórica que os diferentes recortes carregam e seus impactos na sociedade. 

Esperamos que este curso seja uma primeira abertura para um universo de leituras e aprofundamentos que precisam ser feitos na construção da tão almejada equidade de gênero. 

Bom curso!